sábado, 4 de outubro de 2008

O PODER DA CRIAÇÃO E DA LINGUAGEM, NA ATUALIDADE

Tenho observado a importância da nova linguagem tecnológica no dia-a-dia dos nossos alunos.

A capacidade de análise de textos nem sempre tem o nível de compreensão desejado ou requerido, para as turmas de primeiro ano do ensino médio. Isso provém dos vícios pedagógicos de outras escolas. Mas com o passar dos tempos, sendo direcionados da maneira correta e enfrentando as resistências comuns a tudo que é novo. Lidar com pessoas e com as diversidades positivas e as que necessitam ser aprimoradas é um trabalho árduo mas, no CEBB a gente consegue.

Quero presentear-nos com um trabalho desenvolvido pela professora ANA RITA ESTEVES MEDRADO de Sociologia e ESCI. Trabalho que desenvolveu várias temáticas sociais e que foram refletidas pelas turmas de segundos e terceiros anos, com o objetivo de apresentar em forma de slides todo o processo reflexivo.Sem falar no trabalho de elevação da auto-estima e todos os outros pontos pedagógicos que é possível observar depois de concluídas as etapas e os rumores virtuais e não virtuais. Foram trabalhos realmente belíssimos, a exemplo deste:



.Não é o domínio de uma nova linguagem, é a associal de várias linguagens e vários saberes com um propósito maior: alcançar o ser homem transformador social e desenvolver o senso crítico causando prazer

São práticas integradas como essa da colega que podem motivar os seus alunos e os seus colegas de trabalho a acreditar na educação, ainda.