quarta-feira, 16 de julho de 2008

PENSANDO SOBRE OS COSTUMES...

UM MOMENTO PARA PENSAR dentro de um momento de alegria e festividade de um povo. Foi com esse intuito que a disciplina de inglês foi inserida no PROJETO ARRAIÁ DO CEBB 2008.
Em sua primeira de muitas versões, a área de humanas abriu portas para as discussões que envolvem as práticas das festividades juninas do nosso país. Dentro de uma perspectiva de formar um ser questionador, foi trabalhado com as turmas do ensino médio várias temáticas ligadas ao momento da festa do mês de Junho: Queimadas, queimaduras, química dos fogos, do beijo, doenças sexualmente transmissíveis, estudo dos movimentos, músculos envolvidos, alimentação, processo nutricional, entre outros. Como a minha disciplina não poderia ficar de fora, pensei em questionar a prática do uso do Jeans, a origem e o uso da música sertaneja, caipira através da CULTURA COUNTRY dentro e fora do Brasil.

O QUÊ FAZER? Cada turma teria que pesquisar sobre a cultura, a moda, os costumes e a influência do COUNTRY a música, na moda e nas festividades Juninas no nosso país.

COMO FAZER? Através da pesquisa na internet, saber como começou, onde começou e qual a influência da Cultura Country. Após esse momento, a turma deveria produzir um CD ou DVD com: uma apresentação em vídeo e com mínimo de 15 músicas típicas de cada estilo country dentro e fora do Brasil. Bem como escolher três casais para representar o estilo country no dia da culminância do Projeto ressaltando no desfile e nas Barracas de Curiosidades a história do jeans, das botas, dos cintos, das fivelas, do chapéu de couro e de palha. Comentar também sobre a origem musical e as festas de rodeio contextualizando a prática de cada região do nosso país com a cultura country. Construir pequenas lembranças temáticas para trabalhar a memória dos visitantes do projeto com a pesquisa feita pelas turmas.

RESULTADO?? Você pode conferir todo o projeto no
http://www.paripe.net/imagens/album_fotos/arraia_cebb/photo7.html

Os meninos arrasaram!!! Fizeram a pesquisa, construíram slides e vídeos lindos, fizeram um desfile com a moda country, deram um show na demonstração da história, uso e difusão do jeans e do restante da indumentária country, na geografia. Foi um sucesso!!! Valeu a pena ver a empolgação de todos e a relação que eles fizeram do interno com o externo, do micro com o macro e do poder da mídia na cabeça da juventude. Foram questionamentos interessantes mesmo.