segunda-feira, 14 de julho de 2008

É possível fazer diferente!

PERFIL PROFISSIONAL: Sou professora de um colégio estadual em Salvador-Ba-Brasil, na periferia de Paripe. Aqui tentamos fazer com que a educação seja um prazer para discentes e docentes. Isso é um trabalho construido há anos. Não foi nem está sendo fácil, mas existe o diferencial: os profissionais, que desejam fazer sempre diferente e melhor para seus alunos. Capaz de fazer, todo profissional em educação é mas ter a vontade de fazer, é tarefa para os EDUCADORES. E se você está aqui, neste BOLG, é por que se enquadra neste perfil, é gente que faz a educação acontecer. Então sinta-se a vontade. uma construção só é possível com a contribuição de todos, convido você para comentar, dar idéias, mostrar a sua cara na educação, de qualquer parte do nosso país ou mundo.


UMA SALVA DE PALMAS PARA A EQUIPE DO CEBB, como diria Ana Rita:"-Vocês são show!!!"




A proposta deste BLOG é restritamente pedagógica. O termo oficina é por conta do momento ou lugar para construção do fazer pedagógico. neste momento é importante que cada educador ou visitante possa comentar as vivências dentro do processo do fazer pedagógico na área de Código, Linguagem e Suas Tecnologias.

O profissional em educação precisa de elementos e ações que possam permitir a inovação, melhora, transformação e mudança das práticas de sala de aula. Foi pensando nas dificuldades no momento de elaboração (o que fazer, como fazer e por quê fazer???) de projetos educacionais na área de Letras. A vontade existe mas na maioria das vezes a dificuldade está nos passos iniciais. E não há nada melhor que compartilhar idéias para abrir janelas e portas para novos conhecimentos e aperfeiçoamento da prática no dia-a-dia.

Quero apresentar pra você o meu trabalho mais recente com os meus alunos usando as mídias digitais. Observei que a maioria deles já trabalha nas chamadas LANs mas só com sites de relacionamentos ou, em sua grande maioria, com jogos. Pensado nesta vivencia externa a sala de aula, resolvi aproveitar. Lancei a proposta de uma construção de uma


FOTONOVELA


por grupos cada grupo teria o objetivo de utilizar fotos dos componentes em uma história criada por eles dentro da comunidade escolar e associar aos conteúdos trabalhados na Iª unidade através dos diálogos. A quantidades de cenas, bem como cenário, imagem, edição e todos os outros fatores que implicariam na culminância través de um vídeo com imagem parada, impressa ou em movimento seria de livre escolha. A entrega seria por e-mail, pelo ORKUT, ou através da mídia ou impresso preto e branco ou colorido. Como, financeiramente, fosse mais confortável, visto que são alunos de uma entidade educacional pública. Mas o processo de captação das imagens deveria ser digital.
Material dos alunos Joselito e Danilo do 1°F vesp FG. Poucas cenas mas com uma percepção de início, meio e fim. Associados aos conteúdos trabalhados em sala. Os meninos arrebentaram!!!! São verdadeiros artistas no processo de arteducação






ANÁLISE: Todo o processo foi trabalhoso mas depois de tantas inquietações, os alunos mostraram o quanto é maravilhoso e prazeroso trabalhar com os desafios. Superação de obstáculos é o elemento apimentador para mover a máquina da educação por projetos.