segunda-feira, 28 de julho de 2008

TRABALHANDO COM CURTAS DA NET

NOME DO VÍDEO/FILME:
"A S C O I S A S Q U E M O R A M N A S C O I S A S"

FONTE: http://www.portacurtas.com.br/pop_160.asp?cod=4798&Exib=5937

TEMPO DE EXIBIÇÃO: 14MIN

TEMPO/AULA: 04 a 06 aulas

JUSTIFICATIVA :
Acreditando na frase que diz: “ Creio que educar é basicamente habilitar as novas gerações no exercício de uma visão não ingênua da realidade, de maneira que seu olhar tenha em conta o mundo, não como uma suposta realidade objetiva em si mesma, mas como o objeto de transformação ao qual o ser humano aplica sua ação.” de Mario Luiz Rodrigues Cobos - o Silo, em "A Paisagem Humana", capítulo 'A Educação' é que afirmo e reforço a necessidade de trabalhar no estudo da língua estrangeira temas sociais, comuns a comunidade escolar, abordando aspectos da linguagem como objeto de identificação: psicosocial e lingüística.

PARA QUEM? Ensino Médio – Turmas de 1° Diurno

OBJETIVOS:
Estabelecer relações entre os aspectos sociais presentes no conteúdo do filme e a realidade do aluno; Discutir possibilidades existentes entre as relações identificadas e as novas políticas de ações sócio-culturais na prática da cidadania; Fazer coleta de dados lingüísticos e associativos entre línguas; Ser capaz de criar a partir de uma situação problema;
PROCESSO/ETAPA:
1-Projetar o filme para turma utilizando o Datashow;
2-Dividir cada turma em grupos de até 04 alunos;
3-Colocar no quadro alternativo algumas questões voltadas para cidadania: uso do lixo, reciclagem, organização social da nossa comunidade;
4-Após a exibição, abrir para mesa-redonda com discussões sobre prática da cidadania abordadas no curta exibido;
5-Fazer uma lista de palavras identificadas oralmente pelos grupos durantes as discussões e associar ao conteúdo mostrado no filme para construção de material lingüístico;
6-Utilizando o material lingüístico coletado, sociabilizado no quadro branco e transcrito por cada grupo, solicitar para o próximo encontro uma produção em slides (com ou sem associação de imagens) um VOCABULLARY DRILL;
7-Todo material eletrônico produzido pelos alunos deverá ser socializado a título auto-avaliativo para cada grupo e para a turma;
8-O professor irá produzir uma caixa de surpresa, eletrônica ou não, e será trabalhado a título de ênfase ao vocabulário identificado e produzido a partir do curta e da produção das equipes;
9-Solicitar que cada grupo, através do site
construa um caça-palavras utilizando o material construído em sala após a CAIXA MÁGICA, bem como, trazer três exemplares interessantes de material produzido por reciclagem em sua comunidade, ou em sua casa. Tudo deverá ser produzido pelo aluno ou pela equipe.
10-O material produzido por cada equipe de cada turma deverá ser exposto no pátio do CEBB.



P.S.:
Para esta atividade, poderá ser multidisciplinar, utilizando as disciplinas:português,biologia, sociologia,filosofia,química e geografia e os saberes interligados no processo de pesquisa, produção de cartazes ou mesmo transformar numa Amostragem da CULTURA DO LIXO.